Que tal uma trilha para o fim de semana? Se você está procurando uma trilha incrível na Grande Florianópolis para desfrutar de um tempo de qualidade em contato com a natureza, esse artigo é a sua resposta! Continue a leitura e conheça a trilha da Pedra Branca.
É um fato que a vista pode ser determinante na hora de escolher a trilha do fim de semana. Se é isso que você está buscando, saiba que a vista do alto da Pedra Branca é de tirar o fôlego. Durante esse artigo vamos apresentar as principais características da trilha da Pedra Branca, como chegar e alguns cuidados necessários para o dia ser agradável. Leia até o final e não perca nenhuma informação.
Você gosta de aventuras? Conheça a trilha da Pedra Branca
Os benefícios para quem ama fazer trilhas é a sensação de aventura, o prazer de desbravar novos lugares, além da conexão com a natureza que influencia diretamente no bem-estar. Apesar do nível moderado de dificuldade da caminhada, o visual do topo será de tirar o fôlego e, talvez, o principal motivador da longa trajetória.
A vista do topo da Pedra Branca é simplesmente deslumbrante! Em um dia sem muita nebulosidade é possível ver a Ilha de Santa Catarina de ponta a ponta, da praia da Daniela à praia de Naufragados, além das cidades de São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.
A famosa pedra, conhecida como Pedra Branca, é visível a quilômetros de distância, sendo considerada um importante ponto de referência para aviadores e viajantes. Além disso, ela representa o marco geográfico e histórico mais conhecido no ponto culminante dos limites entre Palhoça e São José, na Grande Florianópolis.
Localizada entre o Sertão do Maruim e Colônia Santana, em São José, o acesso também pode ser feito pelos bairros Caminho Novo e São Sebastião, em Palhoça. A Pedra para uns é josefense, para outros palhocense.
A trilha é bem popular, e atrai um número significativo de trilheiros e turistas que registram com orgulho a chegada ao topo da Pedra, compartilhando no Instagram, Facebook e outras plataformas. No entanto, apesar do reconhecimento, a Trilha da Pedra Branca é mantida e demarcada por visitantes frequentes. Nenhum órgão público faz qualquer tipo de manutenção ou segurança na área. Por isso, o mais indicado é sempre ir acompanhado(a) de alguém que conheça a trilha.
Tivemos a oportunidade de participar da trilha com guias da Meiembipe Turismo & Aventura, e assim trazer o melhor conteúdo, com informações importantes para os nossos leitores.
O trajeto da trilha:
Começamos a trilha próximo ao viaduto do Contorno Viário (que ainda está em processo de finalização), em São José. No caminho já encontramos pessoas voltando e muitos grupos subindo a trilha. Todos estavam começando cedo, pois ainda eram apenas oito horas da manhã.
O trajeto pode ser feito com calma e com algumas paradas para hidratação e alimentação. É necessário estar atento para evitar pisadas em falso, folhas escorregadias, barro molhado e subidas íngremes. O recomendado é utilizar um tênis ideal para trilhas, que seja antiderrapante.
A distância total percorrida é de 5km e a dificuldade é considerada de nível moderado. As subidas exigem um bom preparo físico e não é recomendada para pessoas sedentárias. A média de tempo para a trilha, com paradas, é de 4 a 5 horas (ida e volta).
Com uma variada vegetação da Mata Atlântica e com dois pontos de água, o ambiente é bonito e acolhedor para quem sabe cuidar e respeitar. A trilha é formada por rochas calcárias e abraçada por vegetação de mata atlântica de encosta, orquídeas e bromélias, com predomínio de gramíneas no topo. Cientistas estimam que o morro da Pedra Branca tenha cerca de 120 milhões de anos.
Ao chegar no topo você acessa o ambiente para desfrutar da vista deslumbrante. Esta faz valer cada minuto de esforço. Há algumas formações rochosas para você registrar belas fotos, com as cidades de fundo e cadeias de montanhas.
Confira um breve vídeo da nossa visita a Trilha da Pedra Branca gravado em março de 2020:
É a sua primeira vez na trilha da Pedra Branca? Destacamos as principais recomendações de preparação:
- Use roupas leves e confortáveis
- Calçado fechado e antiderrapante, de preferência próprio para trilhas e caminhadas.
- Na mochila, leve apenas o necessário
- Protetor solar
- Chapéu ou boné
- Repelente
- Lanche leve (frutas, barra de cereal, biscoitos)
- Em torno de 1 litro de água (há dois pontos para repor no caminho)
- Não é recomendado o uso de fones para não haver distração no caminho
Atenção: Recados importantes
- Recomendamos que faça a trilha acompanhado(a) de alguém que conheça o caminho
- Avise a familiares e amigos aonde você vai e quando deve voltar
- Leve um aparelho com bateria para ligações em caso de emergência
- Respeite as plantas e animais no entorno da trilha
- Tenha cuidado ao caminhar por pedras escorregadias
- Deixe apenas pegadas! Leve uma sacola para descartar o lixo produzido durante a trilha de forma correta
A trilha da Pedra Branca é um dos grandes orgulhos da cidade de Palhoça, sendo um patrimônio natural que torna a nossa cidade ainda mais completa.
O grupo Pedra Branca tem desenvolvido um bairro planejado desde o final da década de 90 na cidade. A Cidade Criativa Pedra Branca fica localizada a poucos quilômetros da entrada da trilha e é um ambiente desenvolvido com base no conceito do Novo Urbanismo, que prioriza a qualidade de vida dos moradores e visitantes.
Além disso, o Passeio Pedra Branca é um ambiente com mais de 50 opções entre gastronomia, compras e serviços, localizado no coração do bairro. Através de um planejamento urbano, o ambiente se tornou aconchegante e confortável, encurtando as distâncias entre os principais pontos comerciais e praças, facilitando o acesso do pedestre – aqui, você pode passar um dia inteiro sem precisar usar o carro para se locomover dentro do Passeio.
Por fim, para saber ainda mais sobre as curiosidades de Palhoça e entender mais sobre como construímos um bairro planejado, acesse o nosso blog para ler mais artigos que podem te ajudar nessa jornada de descoberta. Selecionamos por aqui 3 posts que podem ser interessantes para você no momento:
- Connected Cities: principais estratégias para criar uma cidade conectada
- Bairro planejado: Como melhorar sua qualidade de vida!
- Novo morar: Tendências moradia do futuro
Esperamos te ver em breve por aqui! Até mais.