O termo ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) tem se popularizado no universo corporativo pelo fato das práticas sustentáveis de gestão beneficiarem tanto as empresas, como também todo ecossistema onde estão inseridas.
A adoção das práticas de ESG por construtoras e incorporadoras é considerada uma forte tendência no setor imobiliário. Isso se deve à importância de responsabilidade ambiental, social e boa governança corporativa no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais, bem como em projetos urbanísticos.
O Brasil é o quarto país do mundo em número de empreendimentos certificados com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o que indica maior aderência do setor em implementar o conceito de green building, com mais de 530 projetos certificados pelo LEED, totalizando mais de 16,74 milhões de metros quadrados brutos de espaço certificado.
As práticas de ESG aplicadas ao mercado imobiliário vão além da preocupação com a construção de edifícios verdes e inclusivos, priorizando também iniciativas ligadas ao bem-estar e qualidade de vida de moradores e visitantes para estabelecer uma boa governança dos ambientes urbanos.
No âmbito social, as gentilezas urbanas contribuem para projetar espaços públicos vibrantes em harmonia com a natureza, incentivando a caminhabilidade e um estilo de vida mais saudável.
Empreendimentos do Grupo Pedra Branca que adotam práticas de ESG
A Cidade Criativa Pedra Branca e Passeio Endereços, empresas do Grupo Pedra Branca, adotam boas práticas ambientais, sociais e de governança no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais.
Confira os empreendimentos do Grupo Pedra Branca que adotam práticas de ESG:
Reserva da Pedra
O condomínio residencial de lotes Reserva da Pedra contempla clube, praia e lagos artificiais integrados a espaços de convivência destinados à recreação ao ar livre como: Pomar, Horta, Casa na Árvore, Espaço para Pets, Playground Suspenso, Espaço Zen.
O empreendimento está sendo construído de forma integrada ao Passeio Pedra Branca que dispõe de completa infraestrutura e promove conveniência em contato com a natureza, proporcionando aos futuros moradores uma vida em comunidade associada ao que há de melhor em um bairro-cidade modelo em planejamento urbano sustentável.
Atrium Office
O novo Atrium Office reúne hospedagem, lazer e trabalho no mesmo endereço. O empreendimento multifuncional foi adaptado para atender às novas demandas do consumidor.
Integrado ao Passeio Pedra Branca, o empreendimento conta com salas comerciais, studios para hospedagem, estacionamento rotativo, hall gastronômico e criativo. Inspirado em grandes centros empresariais europeus, o Atrium Office foi projetado para facilitar o dia a dia das pessoas.
A fachada frontal envidraçada do prédio permite que o hall ganhe intensa luminosidade, fator que contribui para reduzir o consumo de energia. Além disso, o Atrium Office conta com um sistema de geração de energia fotovoltaico que possui capacidade para atender pelo menos 5% do consumo de energia total do empreendimento, sendo certificado com os padrões de construção sustentável LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) da U.S. Green Building Council.
Office Green
Inspirado nos projetos arquitetônicos mais inovadores ao redor do mundo, o Office Green é moderno, sustentável e tecnológico. O edifício comercial se destaca por ser o primeiro de Santa Catarina a conquistar o certificado de sustentabilidade LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) da U.S. Green Building Council.
Conta com fachada envidraçada com alto fator de proteção solar e janelas panorâmicas que garantem melhor aproveitamento da iluminação natural e reduz o consumo de energia. Possui estacionamento rotativo, além de bicicletário e vestiário com chuveiros, incentivando a mobilidade ativa dos usuários e visitantes.
Primavera Office
O Primavera Office, mais novo empreendimento corporativo do Grupo Pedra Branca, localizado no Passeio Primavera, integra tecnologia e sustentabilidade.
A fachada do empreendimento é 100% envidraçada, priorizando a iluminação natural dos ambientes e conta com jardim vertical que assegura o conforto térmico e qualidade do ar interno. Além disso, o empreendimento comercial também conta com estacionamento com vagas prioritárias para carros elétricos, incluindo pontos de carregamento, e ainda bicicletário e vestiários para usuários.
O projeto sustentável adota outras estratégias sustentáveis, como reutilização de água da chuva para uso de irrigação de jardim e água para vaso sanitário; uso de placas fotovoltaicas para produção de energia; iluminação em LED nas áreas comuns; metais economizadores; infraestrutura para ar condicionado tipo inverter. Devido às soluções sustentáveis, o empreendimento comercial recebeu a certificação LEED Platinum.