Você já ouviu falar em Placemaking? Esse conceito urbanístico inovador abrange o planejamento, criação e gestão de espaços públicos, totalmente voltado para as pessoas. Quer saber mais? Continue a leitura!
Entenda o que é Placemaking
O principal objetivo do Placemaking é tornar o ambiente urbano mais vivo, convidativo, confortável e seguro, estimulando interações entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes.
Uma das propostas do movimento é observar com atenção a utilidade dos espaços públicos, assim como ouvir as pessoas que vivem, trabalham ou visitam um local para descobrir suas necessidades e desejos. Resumidamente, o placemaking promove soluções urbanas que transformem a relação das pessoas com a cidade. Continue a leitura para entender melhor.
Conheça as principais características do conceito Placemaking
A partir do entendimento sobre a relação das pessoas com a cidade, é possível criar espaços públicos de qualidade que contribuam para a saúde, a felicidade e o bem-estar das pessoas. A seguir, listamos qualidades comuns em espaços públicos bem-sucedidos:
- Conectividade: uso misto dos espaços públicos
Um bom planejamento urbano promove a diversidade de usos dos espaços urbanos, apostando em empreendimentos residenciais e comerciais que oferecem um variado mix de produtos e serviços para compras, lazer e entretenimento, contribuindo para estimular a vida em comunidade.
- Conforto e paisagem
Ambientes que adotam um planejamento urbano através do conceito Placemaking priorizam lugares para descansar, destacando uma vista agradável e sempre em harmonia com a natureza. Além disso, outros atributos também tornam o local mais convidativo, desenvolvendo bons espaços públicos que promovam saúde, felicidade e bem-estar:
- Ruas limpas, seguras, arborizadas, pouco ruidosas;
- Calçadas amplas;
- Mobiliário urbano confortável;
- Iluminação adequada.
Outra característica fundamental para ambientes planejados é o incentivo às atividades físicas e gentilezas urbanas com o objetivo de transformar a relação das pessoas com a cidade. Desta forma, os espaços atraem as pessoas, tornando-se locais de convívio, lazer e cultura e promovendo maior sensação de segurança a moradores e visitantes.
- Sociabilidade
Essa característica do conceito Placemaking tem por objetivo incentivar a criação de atividades e conexões, sejam elas culturais, econômicas, sociais ou ambientais, que determinam a vocação do lugar e promovem seu desenvolvimento.
Por ser uma abordagem multidisciplinar para o planejamento de cidades, o conceito de placemaking utiliza ferramentas do design para uma gestão inteligente de espaços públicos.
Continue a leitura deste artigo para entender o motivo pelo qual a Cidade Criativa Pedra Branca é considerada um case de sucesso do conceito placemaking.
Cidade Criativa Pedra Branca é um case de placemaking
Como uma referência internacional em planejamento urbano sustentável, a Cidade Criativa Pedra Branca é um case exemplar de Placemaking. O bairro planejado fica localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), e seu planejamento foi iniciado há mais de 20 anos, pautado pelas diretrizes do novo urbanismo e da criação de uma cidade para pessoas.⠀
A transformação da antiga fazenda familiar no bairro-cidade – premiado e reconhecido mundo afora – teve início em 2005, quando os empreendedores conheceram o conceito do placemaking, investiram em pesquisas e estudos. O planejamento teve participação de escritórios de arquitetura e urbanismo especializados, entre eles a Gehl Architects, Jaime Lerner e DPZ Latin America, que orientaram escritórios de arquitetura locais para a criação do melhor bairro para viver em Santa Catarina.
O projeto urbanístico inovador destacou-se com a inauguração do Passeio Pedra Branca – shopping a céu aberto do bairro, na primeira rua compartilhada do país. A nova centralidade do bairro foi consolidada, com um mix de 45 lojas, serviços e gastronomia integrado a empreendimentos residenciais e comerciais e áreas de lazer. Toda a infraestrutura adequada possibilita às pessoas morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada.
Em entrevista exclusiva ao Somos Cidade, Clarice Mendonça de Oliveira, Gerente de Marketing no Grupo Pedra Branca, revela os “segredos” da criação desse lugar e os desafios enfrentados para a sua implantação. Que tal conferir a entrevista completa?