Green Buildings: entenda o conceito de empreendimentos sustentáveis

Tempo estimado: 3 minutos

Tendência no mercado imobiliário brasileiro e mundial, Green Buildings são empreendimentos sustentáveis planejados para reduzir o impacto de construções imobiliárias ao meio ambiente. O conceito de empreendimentos sustentáveis, Green Buildings, é aliar a sustentabilidade e a eficiência à qualidade de vida dos usuários, proporcionando economia de recursos e custos. 

Grandes construtoras, incorporadoras e investidores estão cada vez mais incorporando as práticas ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, que devem se consolidar como política obrigatória para empresas do setor em 2023. Segundo o estudo ESG na Prática, divulgado no final do ano passado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 71% das empresas do setor cumprem ações de ESG, enquanto as outras 29% estão em fase de implementação.

A entidade Green Building Council Brasil (GBC), anunciou que cerca de 200 empreendimentos lançados em 2022 tiveram o aval da Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – sistema internacional de certificação e orientação ambiental, voltado para empreendimentos comerciais de alto padrão. Edificações certificadas consomem em média 25% menos energia e 40% menos água, segundo dados do GBC, sobre o desempenho dos edifícios certificados em relação à média do mercado.

O CEO do Green Building Council (GBC) Brasil, Felipe Faria, cita algumas vantagens comparativas dos empreendimentos certificados: aumento na velocidade de ocupação, maior retenção do locatário e, principalmente, valorização do preço por metro quadrado.

A International Finance Corporation, do Banco Mundial, prevê que os edifícios verdes serão uma das maiores oportunidades de investimento global ainda nesta década. Os dados de diversas pesquisas apresentadas sobre o tema reforçam o movimento por edificações mais eficientes, confortáveis e sustentáveis.

Características dos empreendimentos sustentáveis

O movimento de Green Buildings no Brasil se caracteriza pelo investimento em inteligência nos projetos arquitetônicos, cada vez mais atento ao desempenho das edificações, indo muito além da sustentabilidade. Trata-se de proporcionar conforto, eficiência e segurança em empreendimentos cujo objetivo é a preservação do ambiente com gasto mínimo de recursos naturais.

O número de projetos sustentáveis vem crescendo anualmente desde que o ESG se tornou vital para as empresas e um requisito dos investidores. Os imóveis comerciais de alto padrão são o principal foco, mas recentemente, também tem havido um interesse crescente em imóveis residenciais.

Listamos a seguir, as principais características dos empreendimentos sustentáveis: 

Eficiência energética

Empreendimentos sustentáveis buscam estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética para geração e economia de energia. Apostando em soluções como  sistema de geração de energia fotovoltaico, automação e controle predial para medição de consumo de água e energia, além de vagas destinadas a veículos de baixa emissão de poluentes e bicicletários.

Reaproveitamento de água

Tão importante quanto o uso sustentável de energia é o uso sustentável da água. Para isso, algumas técnicas podem ser utilizadas com maior frequência, como a captação de água de chuva para reuso no sistema de irrigação e torneiras de manutenção da edificação; sistema de irrigação automatizado adequado ao consumo do paisagismo o reaproveitamento de água dos eletrodomésticos e das águas pluviais. 

Promoção da saúde e bem-estar

Evidências demonstram que os Green Buildings contribuem para a melhora da saúde e bem estar das pessoas ao proporcionar áreas de lazer ao ar livre com gentilezas urbanas. Além disso, garantem o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos sócio ambientais e uso de recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das gerações presentes e futuras.

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os “green buildings” contribuem para a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. Edificações verdes e planejamento urbano integrado fazem parte da agenda das Nações Unidas, bem como a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Todos os empreendimentos residenciais e comerciais da Cidade Pedra Branca contam com elementos sustentáveis, como por exemplo: aquecimento solar; proteção térmica de terraços e coberturas, aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, gestão de resíduos da construção e uso de materiais menos agressivos, uso de gás natural, entre outras soluções sustentáveis. 

Iniciativas que evidenciam o pioneirismo em sustentabilidade do bairro-cidade, único empreendimento imobiliário da América Latina convidado a participar do Programa Clima Positivo da Fundação Clinton, devido às suas características inovadoras e sustentáveis.

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *