Atrium Offices é o edifício comercial com a maior classificação em sustentabilidade em SC

Tempo estimado: 3 minutos

De frente para a Praça Central, e integrado ao Passeio Pedra Branca, em Palhoça, encontra-se o Atrium Offices, edifício de 7 andares 100% comercial com a maior classificação em sustentabilidade em Santa Catarina. Os 62 pontos alcançados nos quesitos uso racional de materiais e recursos naturais, promoção da sustentabilidade e eficiência energética da edificação garantiram ao empreendimento a certificação LEED® GOLD na categoria ouro.

Certificação internacional

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design – LEED®  foi criada e é coordenada pelo U.S. Green Building Council (USGBC). É reconhecida internacionalmente pelo incentivo à implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de edifícios.

Sete categorias, relacionadas as etapas de projeto, construção e pré-operação, foram analisadas: desenvolvimento de terreno sustentável, uso racional da água, eficiência energética, seleção de materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação em projeto e construção e prioridade regional.

Em relação ao uso racional da água, a  instalação de vasos sanitários, mictórios, torneiras e chuveiros economizadores geram uma economia de mais de 30% de água potável. Já o consumo de energia elétrica proporciona uma economia potencial de 14% ao ano, em função dos sistemas de ar condicionado central, de alta performance, e melhor filtragem que proporcionam maior qualidade do ar interno, recuperadores de calor, sistema de geração de energia solar fotovoltaico, iluminação eficiente, vidros de controle solar, entre outros.

Outros pontos que chamam a atenção são: captação de água de chuva para reuso no sistema de irrigação e torneiras de manutenção da edificação; sistema de irrigação automatizado adequado ao consumo do paisagismo interno da parede verde do prédio; fachada toda em pele de vidro que aumenta a luminosidade interna do hall; sistema elétrico e de automação com sub medidores de energia que permitem a medição setorizada por grupos de consumo (ar condicionado, elevadores, iluminação, etc) bem como medição individualizada de cada uma das 192 unidades; sistema de automação e controle predial, permitindo a medição e verificação através de softwares de automação do consumo de água e energia do empreendimento; e 15 vagas preferenciais na garagem destinadas a veículos de baixa emissão com quatro bicicletários totalizando 70 vagas e vestiário com 6 chuveiros para os usuários que optarem por este meio de transporte até o empreendimento.

Sistema de geração de energia fotovoltaica

O Edifício Atrium Offices é o único em Santa Catarina, e um dos poucos do Brasil, a atender ao crédito de energia renovável on site. O empreendimento tem um sistema de geração de energia fotovoltaico. Os 70 módulos PV de 1,92m² com 300Wp de capacidade, instalados na cobertura, são suficientes para atender pelo menos 5% do consumo de energia total do empreendimento.

Inovação

Não é só a fachada frontal – dotada de uma grande “pele” de vidro que, com sua transparência e linhas retas, volumes e vazados permite que o hall ganhe intensa luminosidade – que faz do Edifício Atrium Offices ser um prédio inovador. As 192 salas comerciais, de 32 a 54 m², estão distribuídas em 7 andares, com entradas exclusivas e identificação dos frequentadores. Um diferencial inovador e único em Santa Catarina também são as duas paredes verticais com plantas verdes vivas de 22 metros de altura em cada lado do hall.

A prédio ainda comporta o único auditório pay per use (flexível) da cidade de Palhoça, com 200 lugares sentados e mesas de treinamento que podem ser distribuídos em até 4 ambientes para reuniões/eventos distintos e simultâneos, além da possibilidade de total abertura para o pátio interno ampliando a capacidade do espaço. A unidade do Impact Hub Continente (responsável pela gestão dos eventos), bem como um café no hall do prédio, endossam a chancela de ser um ambiente que gera frequentes conexões entre empreendedores e empresários com usuários de vários partes do mundo.

Eventos potencializam a possibilidade de novas conexões

A presença de um café no hall e de eventos promovidos pelo Impact Hub Continente endossam o perfil de local que propicia múltiplas conexões não apenas entre os próprios cerca de 7 mil trabalhadores da Cidade Pedra Branca, como entre seus 8 mil moradores, 5 mil estudantes e visitantes que chegam a totalizar mais de 100 mil pessoas por mês.

A cadaevento no Passeio Pedra Branca, por exemplo, chegam a comparecer cerca de 5 mil pessoas em média. Novas oportunidades de negócios que não param de se multiplicar.

Quer conhecer mais ou alugar uma sala e potencializar seus negócios? Clique aqui e saiba mais.

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *