Como criar cidades amigáveis, vibrantes e voltadas para pessoas?

Tempo estimado: 2 minutos

Diante da expectativa de crescimento populacional acelerado nas próximas décadas, a falta de um planejamento urbano adequado, aliada ao adensamento demográfico e à infraestrutura precária, são fatores que agravam a qualidade de vida no meio urbano. Para mudar esse cenário, as cidades devem voltar a ter como foco o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. É possível melhorar as nossas cidades adotando algumas práticas na hora de planejar um melhor desenho urbano, criando cidades amigáveis, vibrantes e voltadas para pessoas. 

Para criar um lugar amigável para as pessoas é preciso que ele seja pensado para os cidadãos que irão usá-los, possibilitando que eles participem de fato de sua elaboração. Envolver os indivíduos no desenvolvimento de um espaço, seja ele um bairro, um empreendimento ou uma praça, é um dos desafios dos projetos que buscam fomentar um destino atrativo para as pessoas e com o qual elas se identifiquem e utilizem. 

Por isso, é tão importante entender como as pessoas utilizam os espaços públicos, levando em consideração a dinâmica da comunidade no desenvolvimento do planejamento urbano. Adotar o conceito Placemaking, uma abordagem multidisciplinar de planejamento, desenho urbano, arquitetura e gestão de espaços é alternativa encontrada para desenvolver soluções urbanas que transformem a relação das pessoas com a cidade, tornando o ambiente urbano mais vivo, convidativo, confortável e seguro, estimulando interações entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes.

Práticas para construir cidades amigáveis, vibrantes e voltada para pessoas

A partir do entendimento sobre a relação das pessoas com a cidade, é possível construir espaços públicos de qualidade que contribuam para a saúde, a felicidade e o bem-estar das pessoas. 

Listamos algumas práticas adotadas na Cidade Criativa Pedra Branca, bairro-cidade referência internacional em planejamento urbano sustentável, considerado um case de Placemaking. Localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), seu planejamento foi iniciado há mais de  20 anos, pautado pelas diretrizes do Novo Urbanismo e da criação de uma cidade para pessoas.⠀

Espaços públicos amigáveis aos pedestres e ciclistas

Adensar as áreas centrais e dotadas de infraestrutura, usando o adensamento gentil e amigável ao pedestre está entre as práticas adotadas na Cidade Criativa Pedra Branca. Outras iniciativas como construir calçadas amplas, seguras e confortáveis, manter as ruas limpas, seguras, arborizadas, iluminadas e pouco ruidosas e investir em infraestrutura para incentivar a mobilidade ativa.

Áreas de lazer ao ar livre 

Ambientes integrados com a natureza é um dos princípios do planejamento urbano sustentável da Cidade Criativa Pedra Branca. O endereço dispõe de áreas de lazer ao ar livre para incentivar as práticas esportivas e gentilezas urbanas por meio de mobiliários urbanos amigáveis com o objetivo de transformar a relação das pessoas com a cidade. Desta forma, os espaços atraem as pessoas, tornando-se locais de convívio, lazer e cultura e promovendo maior sensação de segurança a moradores e visitantes. 

Priorizar o uso misto das edificações

Empreendimentos mistos dispõem de infraestrutura urbana que prioriza as pessoas, com espaços físicos agradáveis e atraentes com infraestrutura de qualidade que estimula a convivência entre as pessoas e fortalece as conexões entre os que ali residem ou trabalham. 

Incentivar as fachadas ativas e comércio no térreo

As fachadas ativas permitem o aproveitamento funcional e inteligente dos espaços e estimulam o convívio entre as pessoas por meio do uso misto do espaço urbano. Empreendimentos com fachada ativa oferecem um variado mix de produtos e serviços para compras, lazer e entretenimento, contribuindo para estimular a vida em comunidade. 

Saiba como é morar na Cidade Criativa Pedra Branca e escolha o bairro como seu próximo endereço!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *