Arquitetura catarinense perde um de seus grandes nomes: André Schmitt

Tempo estimado: 2 minutos

Referência em Santa Catarina por suas obras e empenho pela qualificação urbana de Florianópolis, o arquiteto e urbanista André Schmitt deixa um importante legado também na Cidade Pedra Branca, em Palhoça. Ele foi um dos principais atores no desenvolvimento do empreendimento, integrando o grupo que planejou, de forma colaborativa, o novo centro de bairro, há exatos dez anos. E, como um dos titulares do escritório Desenho Alternativo, projetou duas edificações que se tornaram ícones arquitetônicos do bairro: o Office Green e o Smart Residence.


“Com uma trajetória de mais de 40 anos, André sempre esteve aberto ao novo, especialmente para ideias que contribuíssem para a qualificação dos espaços urbanos. Ele participou ativamente da charrete que realizamos com onze escritórios de arquitetura e consultores internacionais, um processo totalmente colaborativo e inovador por aqui à época. Sua experiência em planejamento urbano e seu entusiasmo foram fundamentais para a motivação do grande grupo e para a consolidação do empreendimento. Acima de tudo, ele sempre foi um grande amigo, muito admirado por toda a nossa família”, afirma Marcelo Gomes, diretor executivo da Pedra Branca. Charrete é como é chamada a metodologia de cocriação multidisciplinar adotada para construção do plano diretor da Cidade Pedra Branca.


O processo foi baseado nos preceitos do Novo Urbanismo, que prevê a criação de centralidades mais compactas, mais densas e com diversidade de usos – conceitos sempre defendidos pelo visionário André Schmitt. “Ele costumava dizer que era um ‘desenhador urbano’ e estava sempre disposto a contribuir e a compartilhar todo o seu conhecimento. Estamos muito abalados com essa perda, mas honrados por fazermos parte do valoroso legado que ele deixa para a arquitetura brasileira”, complementa Marcelo. Além de participar da construção do plano diretor da Cidade Pedra Branca, André projetou dois prédios da nova centralidade de bairro, em parceria com o seu sócio na Desenho Alternativo, Daniel Rúbio: o Office Green, em 2014, primeiro edifício do Estado a ter a certificação LEED Gold; e o Smart Residence, inaugurado em 2015.  


André teve, ainda, participação fundamental, ao lado do jornalista e crítico de arquitetura Vicente Wisenbach, na apresentação do projeto da Cidade Pedra Branca na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2007, quando o empreendimento conquistou o Prêmio de Urbanismo. Nos anos seguintes, André e Vicente realizaram três edições da exposição Destaques das Bienais, trazendo para a Grande Florianópolis a apresentação dos principais projetos apresentados nas bienais de Buenos Aires, da Colômbia e de São Paulo.  


A Desenho Alternativo foi fundada em 1985, em continuidade à empresa individual criada por André em 1977, cinco anos depois de trocar sua cidade natal, Porto Alegre, por Florianópolis. Foi secretário de Cultura de Florianópolis (1986-1988), responsável pela criação da Fundação Franklin Cascaes, e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (1979-1995). De grande espírito colaborativo, foi presidente do IAB/SC (1982-1983), representante no Conselho Superior do IAB/DN (1982-1990), e um dos fundadores da AsBEA-SC, tendo sido vice-presidente da entidade (2009-2010). Foi grande incentivador do Movimento Traços Urbanos, grupo autônomo multidisciplinar criado em 2016 para contribuir na requalificação dos espaços urbanos da capital catarinense, e sempre manteve-se atuante nos debates sobre a cidade, inclusive contribuindo, voluntariamente, para as discussões sobre o Plano Diretor de Florianópolis. Em 2018, recebeu a Medalha do Mérito Virgílio Várzea, uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina por suas relevantes contribuições.


André estava internado no Hospital Baía Sul em coma, desde a semana passada, após complicações decorrentes de uma queda em casa, e faleceu no início da noite desta quinta-feira, dia 12 de setembro.


Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *