O desenvolvimento de bairros planejados tem se tornado uma tendência em todo o mundo. No Brasil, a Cidade Criativa Pedra Branca, localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, é uma referência de bairro planejado para as pessoas.
Em uma área de fazenda de 250 hectares, aos pés do Morro da Pedra Branca, na Grande Florianópolis, a família Gomes ingressou no mercado de incorporação imobiliária com o lançamento de um loteamento residencial unifamiliar no final dos anos 90.
Na expansão do bem-sucedido empreendimento, nos anos seguintes, os visionários empreendedores agregaram ao projeto conceitos até então pouco aplicados no país, como Placemaking, Novo Urbanismo e Cidade para pessoas. O resultado foi a reformulação da ideia original e a criação de um bairro-cidade considerado referência internacional de planejamento urbano sustentável que contou com a consultoria de renomados escritórios de arquitetura, como a DPZ Latin America e o Gehl Architects.
O processo de criação do Masterplan da Pedra Branca envolveu 11 escritórios de arquitetura e urbanismo e importantes consultores nacionais e internacionais, dentre eles Jaime Lerner, “guru” do urbanismo brasileiro, além de três laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto, pioneiro no Brasil e América Latina, é reconhecido como novo marco em projetos urbanos para a iniciativa pública e privada.
A Cidade Criativa Pedra Branca, destaca-se como um ambiente propício para startups e empreendimentos inovadores. Neste artigo, destacamos as características e iniciativas que tornam o bairro planejado um exemplo inspirador de uma cidade startup no Brasil, incluindo seus programas de aceleração e incubação.
Ecossistema de Inovação Pedra Branca
O ecossistema da Pedra Branca é um laboratório a céu aberto para o surgimento e desenvolvimento de startups. Além de abrigar um campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o bairro atraiu empreendedores e investimentos devido a incentivos fiscais oferecidos pelo programa Inova Palhoça.
Um programa de incentivo que ajudou a criar um ambiente de negócios atrativo em Palhoça, desenvolvendo o ecossistema empresarial do município, fomentando a chegada de empresas de alto valor agregado, gerando emprego e renda para a população.
Entre os incentivos propostos, destaca-se a postergação, pelo prazo de quatro anos, do pagamento de até 75% do ISS gerado pelos setores econômicos incentivados. As empresas também têm acesso a uma série de incentivos fiscais e econômicos, com a possibilidade de descontos e até isenção em tributos como IPTU, ITBI, ISSQN e ISS.
Através desse programa, a cidade tem promovido programas de aceleração e incubação de startups, oferecendo suporte e mentoria para empreendedores locais. Esses programas têm sido fundamentais para impulsionar o ecossistema de startups da região, fornecendo recursos, networking e acesso a investidores.
A Cidade Pedra Branca também abriga o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec). O Instituto impulsiona pequenos negócios, aproximando startups de estratégias e melhorias e melhorando o ambiente criativo da Cidade. O projeto é um exemplo na propagação da cultura de inovação na região, promovendo uma série de eventos e iniciativas relacionadas a startups.
O Inaitec trabalha fazendo a conexão da tecnologia com a inovação, proporcionando infraestrutura física, operacional e gerencial para desenvolver grandes ideias. Além disso, disponibiliza um espaço de coworking com espaço amplo, oferecendo mais de 80 postos de trabalho.
A Cidade Criativa Pedra Branca é um case inspirador de uma cidade startup no Brasil. Além de seu planejamento visionário e foco em princípios urbanos sustentáveis, a cidade também tem investido em programas de aceleração e incubação de startups, bem como na realização de eventos relevantes para promover o empreendedorismo e a inovação.
Essas iniciativas têm ajudado a desenvolver um ecossistema de startups vibrante e contribuído para o surgimento de casos de sucesso notáveis, servindo como inspiração para empreendedores e governos interessados em fomentar o empreendedorismo e a inovação em suas regiões.
Que tal instalar a sua empresa em uma cidade criativa? Acesse o site Inaitec e saiba mais sobre essa possibilidade!