Soluções de desenho urbano para criar ambientes multiusos

Tempo estimado: 3 minutos

O processo de pensar e fazer cidades é o principal papel dos desenvolvedores urbanos que devem promover intervenções que facilitem a rotina de moradores e visitantes e melhorem o bem-estar, como por exemplo, estruturar ambientes multiusos que atendam uma gama de demandas. 

O desenho urbano é um dos fatores mais importantes para garantir uma cidade funcional e agradável para seus habitantes e, assim, contribuir com a construção de paisagens humanizadas. Sua implantação complementa as políticas públicas como forma de garantir não só a segurança dos usuários sobre as ruas, mas principalmente, assegurar a ocupação e o compartilhamento.

Os conceitos atuais de fachada ativa, uso misto e adensamento, entre outras soluções de desenho urbano defendidos pelo Novo Urbanismo têm sido implementados de forma espontânea. Por meio da melhoria da infraestrutura urbana, é possível influenciar positivamente a qualidade de vida dos moradores, ao adequar o desenho urbano de bairros e cidades, priorizando as pessoas.

Uma solução de desenho urbano eficaz é o desenvolvimento de ambientes multiusos, que podem ser usados para diversas atividades e eventos. A Cidade Criativa Pedra Branca é um excelente exemplo de projeto urbanístico bem sucedido. Ao adotar soluções de desenho urbano que priorizam as pessoas, o bairro-cidade foi capaz de criar um ambiente acolhedor e agradável, onde as pessoas pudessem viver, trabalhar e se divertir em um só lugar.

Na idealização do bairro planejado foram aplicadas boas práticas inspiradas nos conceitos e teorias do Novo Urbanismo, referenciadas internacionalmente, a partir de soluções de desenho urbano que levam em conta a realidade local, implementando diversos elementos que qualificam o espaço urbano como arborização, mobiliário amigável, sinalização e a relação da rua com os edifícios, suas fachadas e seus acessos.

Soluções de desenho urbano implantadas na Cidade Criativa Pedra Branca para criar ambientes multiuso

O projeto com 2.300 lotes unifamiliares, mistos e comerciais, em cerca de 250 hectares, é considerado referência internacional em urbanismo sustentável. A diversidade no uso do espaço urbano proporciona o aproveitamento funcional e inteligente do endereço, ampliando a oferta de serviços ao reunir empreendimentos residenciais e comerciais, escritórios, escolas, universidade e uma gama de opções de lazer na região. 

Confira as principais soluções de desenho urbano implantadas na Cidade Criativa Pedra Branca para criar ambientes multiuso:

Valorização dos recursos naturais

As soluções de desenho urbano valorizam a natureza, como a criação de espaços verdes e a preservação de áreas naturais. Isso ajuda a criar um ambiente mais saudável e agradável para as pessoas, além de ajudar a preservar a biodiversidade local. Além de esteticamente agradáveis e funcionais, com um design contemporâneo e sofisticado, os empreendimentos são projetados adotando o conceito de arquitetura sustentável,  investindo no uso de fontes renováveis de energia e inovações como sistemas de captação de água da chuva para reuso, ventilação natural, entre outras alternativas. 

Criação de espaços amigáveis e vibrantes

Projetar espaços públicos vibrantes é um dos princípios adotados no planejamento urbano sustentável da Cidade Criativa Pedra Branca. A criação de espaços públicos acolhedores e agradáveis, que incentivam as pessoas a saírem de casa e interagirem com outras pessoas. Isso inclui praças e parques, com bancos e áreas de convivência confortáveis, além de uma série de atividades culturais e esportivas promovidas ao longo do ano.

Incentivo a diversidade de usos 

A diversidade no uso do espaço urbano proporciona o aproveitamento funcional e inteligente dos espaços, ampliando a oferta de serviços em pontos específicos da cidade. A estrutura é adaptável para atender a diferentes demandas e públicos, desde eventos corporativos até atividades culturais e de lazer, como eventos, shows, exposições, feiras, conferências, entre outras iniciativas. 

Acessibilidade facilitada e integração com a cidade

A estrutura dos espaços públicos são pensadas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao pensar no desenho das ruas, leva-se em conta a relação entre as edificações, os espaços públicos e as pessoas, projetando fachadas com vida e promovendo térreos inteligentes tendo como referência principal a escala humana para que os empreendimentos estejam integrados ao contexto urbano da cidade, com a utilização de materiais e elementos que dialogam com a arquitetura local.

Conheça os diferenciais de morar em um bairro planejado para pessoas e escolha a Cidade Criativa Pedra Branca como seu novo endereço!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *