Você já conhece o conceito de Cidade Suave? Este artigo apresenta o tema através do livro “Cidade Suave: Densidade, Diversidade e Proximidade na Vida Cotidiana” escrito pelo arquiteto e urbanista britânico David Sim.
A abordagem de “Cidades Suaves” questiona o desenho urbano tradicional, no qual o foco é a criação de cidades eficientes e funcionais. David Sim argumenta que isso resulta em cidades desconectadas das necessidades e experiências de seus habitantes.
Portanto, uma Cidade Suave prioriza a experiência humana e a criação de um senso de comunidade e pertencimento, sendo pensada com o objetivo de que seus habitantes se sintam confortáveis e conectados ao lugar que habitam.
Projetada para ser adaptável às novas realidades que podem surgir a partir de seus habitantes, a Cidade Suave pode evoluir, não sendo uma entidade estática e fixa, mas sim um organismo vivo que responde às necessidades daqueles que ali vivem.
Podemos concluir que uma Cidade Suave é uma exploração perspicaz do design e da experiência urbana, que cria cidades voltadas para as pessoas.
Como construímos uma Cidade Suave: case Cidade Pedra Branca
A Cidade Pedra Branca é um bairro-cidade referência em planejamento urbano sustentável, localizado em Palhoça na Grande Florianópolis. Sua história começou no final da década de 90, pautada na criação de uma cidade para as pessoas.
Espaços amigáveis aos pedestres
Com o incentivo à caminhabilidade por meio de calçadas amplas, ruas limpas e seguras, iluminação adequada e sinalização, o modelo da Cidade Pedra Branca permite que moradores e visitantes tenham tudo que precisam a seu alcance, com distâncias confortáveis a pé ou de bicicleta.
Espaços públicos atraentes
Promovendo a convivência entre as pessoas e proporcionando um estilo de vida saudável, pensamos em espaços vibrantes com uma combinação de cafés, praças, lojas, parques, restaurantes, calçadas amplas e arborizadas e jardins.
Senso de comunidade
O espaço público atua, também, como espaço de troca e convivência, no qual os vizinhos se conhecem e têm diversas possibilidades de vivência. Além de estimular a experiência de momentos únicos, essa perspectiva cria um espaço mais seguro.
Fachadas ativas e comércios acessíveis
As fachadas ativas estimulam o uso misto do espaço urbano, oferecendo um mix de produtos e serviços para compras, lazer e gastronomia. No Passeio Pedra Branca, temos um shopping a céu aberto com os mais variados comércios e restaurantes.
Lazer e cultura
Planejamos os mais variados eventos no Passeio Pedra Branca, que vão desde agendas sazonais de datas comemorativas, até festas e eventos acessíveis para toda a família, como aulas, brincadeiras e feiras.
Conheça de perto uma Cidade Suave: visite a Cidade Pedra Branca!