O conceito-chave de um bairro planejado prevê a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Com foco na sustentabilidade e na criação de cidades mais humanas, o projeto urbanístico de bairros planejados baseia-se na promoção da caminhabilidade, a vida nas ruas e a mistura de usos, onde a moradia e o comércio são próximos a espaços públicos e de lazer acessíveis a pé.
Em um mundo cada vez mais urbanizado, em que cerca de 60% da população mundial viverá em cidades até 2030, conforme aponta o documento Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável de bairros e cidades é uma forte tendência no mercado imobiliário.
O desenvolvimento de um bairro planejado, prevê a diversidade de usos, funções, produtos, tipologias, pessoas, condições econômicas e sociais. Fatores que exigem a implementação de elementos necessários para criar espaços públicos seguros, inclusivos e acessíveis, aliado às questões que sustentam também o processo de viabilidade econômica do negócio em si.
O que é um bairro planejado?
O conceito de bairro planejado propõe integrar empreendimentos residenciais e comerciais a uma variedade de serviços e opções de cultura e lazer, promovendo o uso misto do espaço urbano.
Isso porque, um bairro planejado é projetado para atender às necessidades dos seus moradores, tendo as pessoas como protagonistas. Para isso, adota um projeto urbanístico bem elaborado, considerando infraestrutura e distribuição de residências, edifícios comerciais, áreas verdes e espaços de lazer e entretenimento. Iniciativas que promovem a humanização dos espaços públicos.
Confira o Manual de Bairros Planejados, um guia prático que define as características que definem um bairro planejado. Desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – ADIT Brasil, o material gratuito apresenta conceitos, diretrizes, boas práticas, referências nacionais e internacionais da construção de cidades pensadas para as pessoas.
Conheça a Cidade Criativa Pedra Branca, bairro planejado de alta qualidade, que adota as melhores práticas do novo urbanismo, voltados para a criação de lugares vibrantes e que priorizam as pessoas.
Características de um bairro planejado
Viver em um bairro planejado com a oferta de opções de trabalho, estudo, lazer e de convivência próximo das moradias já é uma realidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. A proximidade de comércios e escritórios às residências evita longos deslocamentos entre casa e trabalho, casa e comércio e casa e estudos. Esse é um fator que proporciona maior facilidade na rotina e melhora o bem-estar de moradores e visitantes.
Com o propósito de construir um dos melhores lugares para se viver, a Cidade Criativa Pedra Branca é referência de bairro planejado na Grande Florianópolis. O bairro-cidade foi projetado com a consultoria de renomados escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo, apostando no conceito do Novo Urbanismo e se destacando pela localização privilegiada, infraestrutura completa, segurança e boas opções de serviços, comércios e lazer.
O que caracteriza um bairro planejado?
- Promove a diversidade de usos, funções, produtos, tipologias, pessoas, condições econômicas e sociais;
- Oferta de espaços públicos e de lazer;
- Ações de Placemaking, criação de senso de pertencimento e comunidade;
- Diversidade de tipologias: apartamentos, lotes e casas de tamanhos e características distintas.
- Ser um empreendimento aberto e conectado com o entorno;
- Mix de usos e produtos, para atender a diferentes necessidades e demandas;
- Centralidade ser parâmetro de relações de qualidade entre os espaços públicos e os espaços privados;
- Prioriza pedestres e ciclistas em detrimento ao automóvel;
- Fachadas ativas, propiciando um ambiente agradável e conforto ao pedestre;
- Governança e zeladoria urbana.
Conheça as oportunidades disponíveis e faça da Cidade Pedra Branca seu próximo endereço!