Os empreendimentos mistos vem ganhando destaque, estão cada vez mais presentes em bairros e cidades planejadas, entenda o motivo pelo texto abaixo.
Empreendimentos mistos ou mixed use, são construções que combinam o uso de suas unidades entre residenciais e comerciais, tudo isso em um único terreno.
Segundo uma reportagem da revista Exame, o primeiro empreendimento misto no Brasil, foi construído em 1957 em São Paulo e eles mantiveram-se como tendência até 1970.
Mas, nos dias de hoje, temos a retomada dos projetos mistos com forte presença nos grandes centros urbanos.
Conforme alguns especialistas do mercado imobiliário, 70% dos compradores desse tipo de unidade são investidores, indicando uma ótima rentabilidade ao conceito.
Mas de fato, como funcionam esses empreendimentos mistos?
Principais tipos de uso misto
É muito comum ter alguns tipos de divisões entre o lado comercial e residencial, para que haja ordem no uso do espaço, algumas das mais usuais são:
Lojas no térreo – O prédio todo possui unidades residenciais, mas a ocupação das unidades térreas da fachada do empreendimento são de uso exclusivo de lojas.
Meio a meio – Em um único prédio com uso misto é comum que as unidades da parte inferior sejam salas comerciais e as unidades superiores sejam apartamentos.
Torres separadas – Quando há mais de uma torre do mesmo empreendimento também é comum que uma seja comercial e outra residencial.
Esses são alguns tipos de uso misto, mas não há de fato uma regra que dite como deve ser feita a divisão.
Além do mais, esses tópicos ainda podem ser combinados entre si.Trazendo por exemplo um edifício com lojas no térreo + torres separadas com uma comercial e outra residencial.
Confira alguns exemplos da aplicação do uso misto.
Quais os benefícios que os empreendimentos mistos trazem para a cidade?
Mesclar a modalidade de uso do empreendimento pode trazer diversos benefícios, entre eles você encontra:
Praticidade – A praticidade de poder apenas pegar o elevador para ir trabalhar, não tem preço.
Senso de comunidade – As lojas se tornam o novo ponto de encontro entre os moradores.
Segurança – Maior movimentação de pessoas em todos os horários do dia.
Menos deslocamento – Não é necessário tirar o carro da garagem e pegar horas de fila para chegar ao local de trabalho.
Proximidade do comércio – Com o comércio estando no mesmo empreendimento, não é preciso ir longe para acessar algumas facilidades.
Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados, viver em um empreendimento misto é uma verdadeira transformação na rotina.
Atrium Studios/ Atrium Offices
Localizado no bairro Pedra Branca, um ótimo exemplo de empreendimento misto, é o edifício Atrium que é dividido em duas modalidades.
O hall de entrada integra duas torres, em uma delas temos o Atrium Studios que oferece locação de apartamentos studios perfeitos para short ou long stays.
Na outra torre se encontra o Atrium Offices com toda estrutura de salas e auditório que uma empresa necessita.
Visite o Passeio Pedra Branca e conheça!