Viver em um bairro planejado afeta a forma como vivemos nossas rotinas, mas não somente isso, gera reflexos diretamente em nossa saúde e bem estar. Entenda mais pelo texto abaixo.
O crescimento natural de um bairro ou cidade geralmente acontece de forma desordenada, onde a área urbana é ocupada sem que haja um planejamento inicial.
Essa forma de crescimento acarreta em algumas dificuldades para a população, tais como: falta de supermercados, farmácias, hospitais, escolas, comércios próximos às áreas residenciais, e entre muitos outros fatores relacionados à infraestrutura.
Em resposta a todas essas dificuldades encontradas no desenvolvimento de um bairro, a solução proposta pode ser resumida em uma palavra: Planejamento.
Visando melhorar o acesso à infraestrutura urbana, a arquitetura social e os bairros planejados ganham destaque.
O que é um bairro planejado?
O bairro planejado, nada mais é do que um local pensado para as pessoas, colocando em primeiro lugar suas necessidades.
A ideia central é reduzir a necessidade de deslocamento diário até outros locais da cidade, assim, o bairro integra as áreas comerciais, residenciais e de lazer, tudo em um só lugar.
Como identificar?
O planejamento urbano vem acompanhado de algumas características que tornam a cidade melhor para as pessoas:
- Empreendimentos com aparências similares
- Fácil acesso a todas infraestruturas do bairro
- Oferta de espaços públicos e de lazer
- Fachadas ativas
- Incentivo para pedestres e ciclistas
Quais são as vantagens?
Um bairro planejado em que cada detalhe valoriza a convivência, hábitos saudáveis e a qualidade de vida, tem muito a oferecer, as principais vantagens são:
Mobilidade urbana – Pequenas distâncias entre os principais pontos do bairro.
Sustentabilidade – Incentivo ao deslocamento verde – por meio de caminhada, bicicleta ou transporte público, bem como o reaproveitamento da água, horta comunitária, energia solar etc.
Senso de comunidade – O espaço público vira espaço de manifestação cultural, de troca, de convivência e interação entre as pessoas, além de mais segurança, onde a comunidade estabelece os hábitos que devem ser respeitados e mantém o cuidado uns dos outros.
Tecnologia e inovação – As tecnologias e os bairros planejados andam de mãos dadas. Tanto usada para a preservação do meio ambiente, quanto para a segurança das pessoas.
Por que bairros planejados aumentam a qualidade de vida?
A essa altura fica fácil de entender como planejamento urbano influencia a sociedade. O bairro pensado para as pessoas, estimula um estilo de vida mais saudável e cômodo.
Como reflexo temos: pessoas mais ativas, mais segurança para comunidade, mais liberdade para as famílias e mais conforto para todos.
Tudo isso já faz parte da realidade do passeio Pedra Branca. Acesse o site e saiba mais.