Ao longo de mais de duas décadas construindo uma cidade para pessoas na região da Grande Florianópolis, a Cidade Criativa Pedra Branca consolida-se como um bairro-cidade inteligente, referência em planejamento urbano sustentável.
O empreendimento é premiado e reconhecido como novo marco em projetos urbanos para a iniciativa pública e privada com 7 empreendimentos residenciais e comerciais; mais de 8 mil moradores e um público flutuante mensal de 100 mil, movimentando cerca de R$1 bilhão anuais pelas empresas do município. O planejamento do plano diretor tende a comportar em 2025 cerca 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, gerando aproximadamente, 15 mil empregos.
A Cidade Criativa Pedra Branca foi pioneira no planejamento da primeira rua compartilhada do país — Passeio Pedra Branca — shopping a céu aberto com mais de 50 lojistas, onde circulam mensalmente 100 mil pessoas, entre moradores, estudantes, trabalhadores e visitantes.
A nova centralidade de bairro compacta, densa e conectada foi criada a partir das premissas do Novo Urbanismo, com foco na promoção da “caminhabilidade”. Possui infraestrutura completa, minuciosamente planejada para oferecer a oportunidade de morar, trabalhar, estudar, fazer compras e se divertir em um só lugar.
Boas práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pela Cidade Criativa Pedra Branca
Planejada a partir de um inovador processo de cocriação multidisciplinar (metodologia conhecida como Charrete) para construção do plano diretor da Cidade Pedra Branca sob os preceitos do Novo Urbanismo.
A Cidade Criativa Pedra Branca é pioneira em implementar o Novo Urbanismo com o objetivo de criar um bairro-cidade onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada.
Marcelo Gomes, Presidente da Cidade Criativa Pedra Branca anuncia novidades planejadas para as próximas duas décadas do empreendimento, projetado para comportar 40 mil moradores no bairro, sendo 10 mil estudantes e 30 mil trabalhadores.
“A ideia é sempre melhorar as cidades, com o objetivo de construir lugares para a comunidade morar, trabalhar, estudar e se divertir”. Marcelo Gomes, presidente Cidade Criativa Pedra Branca.
O idealizador do bairro-cidade inteligente reforça o compromisso em adotar boas práticas ambientais, sociais e de governança para promover o desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos.
“Acreditamos numa cidade feita para as pessoas, aberta ao convívio e a troca de ideias. Sobretudo que gere conexões entre as áreas, as pessoas e os novos negócios”, reforça Marcelo.
Sustentabilidade
Projetar espaços públicos vibrantes exige investimento em práticas ambientais. A Cidade Criativa Pedra Branca nasceu com o objetivo de se tornar um bairro-cidade completo e sustentável. Devido às suas características inovadoras e às ações propostas por seus idealizadores, o projeto imobiliário recebeu reconhecimento internacional de pioneirismo em sustentabilidade pelo Programa Clima Positivo da Fundação Clinton. Todos os empreendimentos residenciais e comerciais da Cidade Pedra Branca contam com elementos sustentáveis, como por exemplo: aquecimento solar, proteção térmica de terraços e coberturas, aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, gestão de resíduos da construção e uso de materiais menos agressivos, uso de gás natural.
Coletividade
Os empreendimentos da Cidade Criativa Pedra Branca prezam pela coletividade, planejados a partir das práticas do Novo Urbanismo, O desenvolvimento dos projetos promovem bem-estar para toda a comunidade ao proporcionar uso compartilhado de espaços e, também, de utensílios e equipamentos em benefício do conforto, da praticidade e da eficiência. Dispondo ainda de qualificadas alamedas, com arborização, mobiliário urbano e outros equipamentos públicos disponíveis para moradores e frequentadores do bairro.
Placemaking
O conceito de placemaking aplicado ao desenvolvimento da Cidade Criativa Pedra Branca consiste em uma abordagem inovadora que propõe soluções para repensar a concepção dos ambientes urbanos. O espaço urbano é organizado de forma a aproveitar os ativos e o potencial de uma comunidade local para estreitar as conexões entre as pessoas e o bairro, criando espaços públicos atraentes e seguros.
Moradia por assinatura
O novo conceito no setor imobiliário brasileiro transforma a moradia em um serviço. Esse formato torna mais flexível a locação de imóveis. Um exemplo de empreendimento que adota essa modalidade é o Atrium Studios, estúdios para hospedagens. O Grupo Pedra Branca promoveu parceria com Proptech Xtay para transformar empreendimento comercial em estúdios para hospedagem, operando unidades no edifício Atrium integrado ao Passeio Pedra Branca, localizado na Rua Jair Hamms, 38.