?>
http://buy-clomid-2013.org/ http://buylasix-2013.org/ http://buyonlinepriligy-2013.org/

Programa de Eficiência Energética é inaugurado na Unisul Pedra Branca

O Programa de Eficiência Energética da Celesc (PEE) investiu cerca de meio milhão de reais na Unisul Unidade Pedra Branca. O recurso destinou-se à substituição de 1.618 lâmpadas fluorescentes tubulares por LEDs tubulares nos blocos F, G e H, e à instalação de placas fotovoltaicas com previsão de 55,02 MWh/ano de energia. A inauguração do Projeto ocorreu na terça-feira, 4/4, às 14h, no hall do Bloco G.

A Unisul recebeu subsídios para o sistema fotovoltaico de geração de energia pelo PEE Celesc. O Programa é patrocinado pela Agencia Nacional de Energia (Aneel) e a Celesc, contou com dois parceiros para sua implementação na Unisul. O Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis do curso de Engenharia Elétrica (GPEAR), do campus da Grande Florianópolis, coordenado pelo professor doutor João Luiz Alkaim, em parceria com a Graphus Energia e Engie Solar submeteu o projeto em outubro de 2015.

Entre os 35 projetos concorrentes do Estado de Santa Catarina ao subsídio, nove foram contemplados. Ao longo de 2016, o Projeto de Eficientização foi implantado nos blocos  F, G e H da unidade Pedra Branca. Toda a estrutura física do projeto foi finalizada em fevereiro de 2017, restando ainda um ano de medições  e verificações para então haver a validação total do projeto.  A redução planejada da demanda é de 41,5 kW e a energia a ser economizada de 142,76 MWh/ano. O investimento subsidiado foi de R$ 530.360,64, com uma economia  prevista de R$ 88.365,99/ano.

O objetivo do  PEE Celesc  subsidiado pela Aneel é promover a disseminação dos conceitos e procedimentos referentes à conservação de energia , eficiência energética  e otimização energética de equipamentos. Com a popularização dos conceitos de eficientização energética , a ideia é que haja redução do desperdício de energia elétrica , fato que possibilitará a economia na realização de novos investimentos para a expansão do sistema elétrico.

Leave A Comment